Creche Verde

A Creche Verde

O bairro Pirambu é historicamente marcado pelo baixo nível de educação, moradia precária e consciência ambiental fraca refletida notavelmente no problema do lixo. Além disso, muitas mulheres em condições de baixa renda não têm como acessar os serviços públicos de creche para poderem deixar seus filhos durante o dia enquanto trabalham para garantir o sustento do lar.

Por isso, o Movimento Emaús Amor e Justiça planeja construir uma creche sustentável de 330 m² onde atender gratuitamente, de segunda a sexta-feira, 60 crianças de 2 a 5 anos. Trata-se de providenciar um serviço de creche diferenciado, focando na educação ambiental e nutricional para famílias de baixa renda da comunidade do Pirambu.

Privilegiando o aproveitamento dos recursos locais, o projeto reúne técnicas milenares e tecnologias inovadoras para garantir a sustentabilidade da obra, bem como do uso da Creche Verde. Muitas das melhores práticas ecológicas serão usadas: otimização da luz e da ventilação natural, paredes de adobe, telhado verde com sistema de captação de água da chuva, fossa biosséptica para tratar as águas negras, no intuito de preservar o meio-ambiente e a saúde dos usuários e vizinhos.

O projeto inclui também um acompanhamento personalizado de cada mulher, a fim de ajudá-la a assumir ambos sua trajetória profissional e seu papel de mãe e assim favorecer a sua autonomia socioeconômica.

Recursos necessários

Este projeto não seria realizável sem o apoio do parceiro Lions Club Guarani que já contribuiu com o terreno da obra, um grande espaço de 601m² localizado no coração do bairro. No entanto, a construção desta creche é um investimento que necessita recursos financeiros importantes, fora do alcance do Emaús hoje. Então, estamos procurando parceiros que possam nos apoiar financeiramente a fim de realizar esse grande projeto.
Origem do projeto

Desde 20 anos, o Movimento Emaús Amor e Justiça luta contra as causas da miséria, e tenta levar mais dignidade tal como mais educação à comunidade do Pirambu. Porém, mesmo se as ações realizadas por intermédio do Bazar e da Casa do Saber contribuem a esse objetivo, ainda não temos os meios para enfrentar algumas das dificuldades mais importantes vividas pela população.

Por isso, sentimos a necessidade de melhorar e ampliar nosso trabalho social, oferecendo serviços com maior impacto comunitário, através da construção do Complexo Pirambu Social. A Creche Verde constitui a primeira etapa desse Complexo.