Bazar  

  • Bazar 4
  • Bazar 5
  • Bazar 6
  • Bazar 2
  • Bazar 3
  • Bazar 1
   

Casa do Saber  

  • Casa do saber 3
  • Casa do saber 2
  • Casa do saber 4
  • Casa do saber 1
   

Artigos

Casa do Saber

O que é a Casa do Saber?

A Casa do Saber é um empreendimento comunitário Social, Educacional e Cultural decorrente da atuação do Movimento Emaús Amor e Justiça. É referência em educação alternativa para a comunidade do grande Pirambu.

Na Casa do Saber, visamos fortalecer a aprendizagem e a integração da comunidade com a sociedade, e assim melhorar seu nível de educação através de três eixos de atuação: cultural, tecnológico e social. Trabalham-se atividades como reforço escolar, informática, capoeira, dança, música, cursos artesanais...

Atendemos principalmente crianças e jovens, mas temos também ações dirigidas aos adultos.

Crianças do Saber

Este projeto oferece um complemento escolar às crianças de 6 a 14 anos de idade. Para participar do projeto, a criança deve estar devidamente matriculada e freqüentando o ensino regular.

Esta atividade visa a resolução das tarefas escolares que as crianças (6 a 11 anos de idade) e adolescentes (12 a 14 anos de idade) em situação de vulnerabilidade trazem da escola formal, no qual são exploradas e desenvolvidas de acordo com uma pesquisa e planejamento das atividades.
Capoeira, confecção de instrumentos de sopro e oficinas musicais, informática, danças regionais, colônias de férias...

Também oferecemos serviços de pedopsicologia.

Jovens do Saber

Este projeto oferece atividades com fins educativos e profissionais aos jovens.

Preparação para ingressar no programa para o Ensino Técnico do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), voltado aos jovens de 15 a 18 anos.
Formação de jovens nas áreas de informática e empreendedorismo para atuarem como mobilizadores comunitários no tocante a inclusão digital. Além disso, buscamos despertar nos jovens assistidos pelo projeto o empreendedorismo social, utilizando-se dos recursos tecnológicos para prestação de serviços a comunidade. Este projeto é desenvolvido em parceria com a SECITECE (Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará), SEDUC (Secretaria de Educação do Ceará), UFC (Universidade Federal do Ceará) e FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico).
O projeto visa a formação de 8 jovens em cursos profissionalizantes (Web-design e Hardware) e encaminhamento ao mercado de trabalho, por meio de convênio firmado com a empresa Cecomil.
Cursos de inglês oferecidos tanto para jovens como para adultos e voltados para o ensino básico da língua inglesa. O projeto é realizado em parceria com o CLEC (Centro de Línguas Estrangeiras do Ceará).
Preparação de jovens e adultos para ingressar na Universidade, em parceria com o IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará).

Comunidade do Saber

Neste projeto, a Casa do Saber é utilizada para determinados fins como datas comemorativas e especiais, eventos variados, oficinas (curso de auxiliar administrativo, curso de culinária...), bem como o uso de práticas educativas que são oferecidas para a comunidade, e ainda como o atendimento ao cidadão.

Trabalho voltado à inclusão social e ao incentivo a leitura, onde crianças, adolescentes e também adultos adquirem uma hora ou fração de internet grátis por ler um livro e fazer um resumo do mesmo. Este projeto é oferecido em parceria com a Cooperativa Pirambu Digital.
É um local de acesso público e gratuito às tecnologias da informação e da comunicação e à Internet cedido pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza e mantido pelo Ministério das Comunicações. O Telecentro é aberto à comunidade local; lá são oferecidos cursos de informática e uso livre dos equipamentos por um tempo determinado, em geral com orientadores para possíveis auxílios ao usuário. É um espaço de uso coletivo, que pode inclusive abrigar projetos coletivos desenvolvidos a partir de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Este projeto funciona com o apoio efetivo de um advogado que, voluntariamente, atende e presta serviços a toda comunidade local em causas trabalhistas, criminais, e judiciais para famílias que não têm condições de pagar um advogado. Permite ao cidadão, assim, conhecer seus direitos e seus deveres.
Através deste trabalho, visamos à conscientização ambiental da população atendida por nossos projetos sociais. Cada aluno da Casa do Saber tem que trazer 5 quilos de materiais recicláveis (vidro, papelão, garrafas de PET...) por mês como participação às despesas de funcionamento. Assim, valorizamos a triagem do lixo e participamos da preservação do meio ambiente, que muitas vezes acaba jogado na rua.